Vendas
Como vender Vizinhança Colaborativa
Conheça algumas estratégias para fechar projetos de vizinhança colaborativa.

Venda mais através do modelo Vizinhança Colaborativa

Você conhece a oportunidade de negócio Vizinhança Colaborativa?

Caso ainda não conheça esse promissor modelo de negócio, veja a explicação neste link: O que é Vizinhança Colaborativa.

Abaixo mostraremos um rápido passo a passo para vender e estruturar um projeto Vizinhança Colaborativa.

1. Mapeie sua cidade ou região

O passo número zero é identificar quais são os bairros com maior potencial em sua região, levante os índices de criminalidade da sua cidade, alguns estados disponibilizam estes dados online com segmentação por Distrito Policial, desta forma você pode ter uma clara noção de qual bairro têm índices mais críticos.

Você também deve mapear o poder econômico de cada bairro, localizações com perfil de renda. As classes B e C+ são as mais promissoras, estes dados também estão online, em sites como Populacao Net (Este site oferece alguns dados do IBGE já segmentados). Além dos dados de fonte especializada, você também pode mapear os bairros a partir do seu conhecimento prévio de cada região.

Dica Click: fique de olho no noticiário local, principalmente páginas de Facebook que noticiam o cotidiano da cidade, esta é uma rica fonte para mapear os crimes que acontecem na sua região. Consulte o jornal de grande circulação, mas dê preferência as páginas de Facebook ou noticiários menores, os grandes jornais locais tendem a filtrar mais as notícias, muitas vezes desprezando crimes menores, com menor impacto na atenção da audiência, mas com grande importância pra você.

2. Como chegar ao conhecimento dos moradores

Com certeza o meio mais barato e rápido é através de contatos pessoais, utilize sua rede de conhecidos, um contato no bairro pode proporcionar a você a possibilidade de fixar uma câmera de demonstração. Com a divulgação boca a boca partindo do seu contato pessoal, você terá uma ótima largada neste bairro. Caso não tenha um contato na região, terá que prospectá-lo.

A Click oferece cartazes personalizáveis “Sua Rua Segura”, fixe-os nos comércios locais, ofereça acesso gratuito em um eventual projeto como troca pela permissão de fixar os cartazes, o fluxo de pessoas da região em comércios locais é muito grande, portanto você estará falando diretamente com seu público alvo.

Vizinhança Colaborativa
Vizinhança Colaborativa

Outra grande possibilidade é o CONSEG, caso não saiba o que significa, veja nosso artigo explicando o que é um CONSEG.
Através da sua visita no CONSEG, você pode identificar os líderes dos bairros e estabelecer uma relação com eles, muitas vezes eles estão ávidos por uma solução simples e acessível como o projeto Vizinhança Colaborativa.

Dica Click: uma forma de prospecção promissora é a rede social Facebook, procure por grupos de associações de moradores no Facebook e tente o contato diretamente com os administradores do grupo, a Click oferece material de apresentação que pode ser muito útil para esta abordagem gerar uma reunião presencial e quem sabe um negócio fechado. Vale lembrar que você também pode anunciar no Facebook para captar moradores interessados.

3. Como estruturar o negócio

Confirmado o interesse dos moradores, chegou a hora de estruturar seu projeto de Vizinhança Colaborativa.

Este é um ponto crucial, entenda qual é o objetivo do bairro, muitos bairros querem uma cobertura completa, outros querem cobertura apenas para os assinantes, outros apenas querem monitorar as entradas, tenha muito claro qual é o objetivo do bairro que receberá o projeto.

Com o objetivo definido, você deve mapear o bairro e identificar as melhores posições para as câmeras, com o número de câmeras obtido, você precisa saber quantos moradores assinarão o serviço, com o número de câmeras versus o número de assinantes, você poderá definir sua estratégia de preço.

Dica Click: sempre ofereça a possibilidade de começar com apenas uma rua, não espere o bairro todo concordar, muitas vezes isso pode lhe tomar um tempo desnecessário. Ao ver uma rua obtendo sucesso com o projeto, os demais moradores tendem a aderir mais facilmente.

4. Definir minha estratégia de preço

Primeiro levante todo o seu investimento necessário.

Um projeto de Vizinhança Colaborativa foca no ganho recorrente, não pense no ganho com venda de câmera. A ideia é que a câmera seja sempre sua propriedade e seu foco esteja na prestação de serviço ao cliente através de assinatura.

Receita Recorrente
Receita Recorrente

Vamos traçar um cenário de exemplo:
Cenário Bairro Centro

Bairro Centro demanda 5 câmeras com plano de gravação para 7 dias em nuvem.
Terá 20 assinantes.

Seu investimento inicial:

5 câmeras ip HD.
Material para instalação.
Mão de obra para instalação.

Total de investimento inicial R$ 2.000,00 (este é apenas um valor de exemplo).

Seu investimento mensal com a Click:

Cada câmera gravando 7 dias em nuvem, R$ 30,00 ao mês (R$ 30,00 X 5 câmeras = R$ 150,00 ao mês).

Total de investimento mensal com a Click R$ 150,00 ao mês.

Você pode definir seu preço da seguinte forma:

Para diminuir seu investimento inicial você pode cobrar um valor de adesão ao sistema, por exemplo R$ 99,90 de cada assinante. Ou seja, você arrecadará os dois mil reais necessários para viabilizar o inicio do projeto, sendo que as câmeras permanecerão sendo sua propriedade.

Quanto a mensalidade, você pode usar nossa Fórmula Vizinhança Colaborativa abaixo:

Investimento mensal com a Click [R$ 150,00] / Número de Assinantes [20] = Total [R$ 7,50].
Meu custo com cada participante [R$ 7,50] * Minha porcentagem de lucro desejada [430%]

Meu preço final ao cliente neste caso será [R$ 39,90].

Neste simples cenário em um ano você obterá um lucro de R$ 7.776,00.

Dica Click: garanta a manutenção e troca das câmeras, isto lhe custa pouco e retorna muito.

Antes de finalizar, vale destacar que o Vizinhança Colaborativa é viável para: bairro aberto, bairro semifechado (aqueles com guarita de entrada, mas não murado), condomínio horizontal e vertical, centro comercial, entre outros.

Alguns links importantes:

Abaixo alguns links de valor pra você:

Site IBGE

Site Atlas Brasil

Site População Net

Secretaria da Segurança Pública de São Paulo